domingo, 27 de março de 2011

Análise de artigos

Webert Jannsen Pires de Santana

Artigo analisado: FACTORES CONDICIONANTES DA INOVATIVIDADE NO COMPORTAMENTO DE COMPRA NA INTERNET
Autores:
Fernando Colmenero Ferreira
Universidade de Madeira, Portugal

Elisabete Magalhães Serra
Universidade Católica Portuguesa
Fundação para Ciência e para Tecnologia, Portugal



Quais as inovações na área do merchandising e quais os impactos destas no comportamento de compra dos clientes?


O artigo trata do uso da internet para por em prática o Merchandisig Virtual, uma inovação do merchandising original, por parte das organizações e os impactos sobre os internautas/clientes. Nestas, a internet aparece como uma ferramenta empresarial que tem repercussão positiva nos negócios, sendo também um meio de realizar transações.
Essa ferramenta, com suas inúmeras oportunidades, surge com diferentes funções dentro das organizações; algumas tratam-na de forma semelhante ao telefone e ao faz, enquanto outras consideram a internet parte da atividade empresarial por meio da venda de produtos e prestação dos serviços on-line.
Desde que a internet difundiu-se em âmbito global, na década de 90, rapidamente passou a ser muito utilizada por empresas de telecomunicação, bancos e outros, principalmente. Com isso ganhou cunho comercial, um mercado eletrônico global. Essa rede mundial proporcionou avanço na comunicação humana e reformulou a estrutura sociológica, e até econômica ao passo que os consumidores obtinham comportamento cada vez menos inibidos.
Dentro do espaço comercial a internet representa um incremento nas vendas, redução de custos, uma vez que o espaço físico pode ser até mesmo uma casa, e incremento na qualidade e velocidade das comunicações. É possível realizar publicidade, controlar pedidos e entregas, manter-se informados sobre ofertas de empregos e contração de recursos humanos, por exemplo; obter estatísticas econômicas e jurídicas entre outros em patamar internacional.
O comportamento do cliente/internauta pode ser induzido ou não pelas técnicas usadas na construção de um website. Segundo Donovan e Rossiter (1982) o prazer induzido pela atmosfera do ponto de venda é determinante poderoso do comportamento do cliente, incluindo o comportamento de compra. Os website são os pontos de venda on-line, e são eficazes quando apresentam uma gama produtiva de informação e entretenimento, desing (layout), inovação, facilidade no uso entre outros.
Os autores do artigo chegaram a alguns fatores condicionantes ou/não à compra on-line; são estes:
1                          a intensidade do entretenimento proporcionado pelo website não condiciona a disponibilidade do internauta à adoção de comportamento de compra;
2                          a intensidade sentida em termos de agradabilidade/facilidade de uso do website pode motivar o internauta à adoção de comportamento de compra;
3                         a intensidade de implicação/envolvimento com a informação disponibilizada pelo website, não exerce qualquer impacto na disponibilidade do internauta para adotar comportamento de compra.
O artigo conclui que tanto o prazer que constitui a visita a um website pelo atrativo de apresentação, quanto pelo entretenimento que supõe, determinam a atração emocional sentida pelos visitantes no que diz respeito ao comportamento de compra dos mesmos. Em verdade, os resultados mostraram que estes itens podem ser usados com sucesso para detectar contrastes no nível das percepções dos Websites e, assim, podem configurar a influência exercida pelos estímulos no sentido de provocar uma reação positiva dos internautas.

4 comentários:

  1. Jannsen, muito bem! Sua pesquisa está suave e complexa! Eu gostei você soube integrar muito bem o quê você pesquisou com o conhecimento que você já tinha!

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  2. Jannsen, gostei muito da pesquisa, achei bastante interessante e esclarecedora. Você soube explicar bem o assunto e com certeza tirou as dúvidas não só minhas mas de todos que leram sua pesquisa. Parabéns!

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  3. A analise que você fez do seu artigo esta muito boa, ao ler pude saber do que se tratava o artigo. Que também é muito interessante. Este artigo foi uma escolha inteligente já que a internet é uma ferramenta de vital importância hoje em dia. Gostei bastante.......

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  4. A internet tem sido mesmo um dos principais meios de divulgação de produtos, marcas, lojas... or ser uma grande ferramenta de comunicação ela acaba por ser definitiva para o aumento da credibilidade e reconhecimento de um determinado produto, por exemplo.

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