segunda-feira, 28 de março de 2011

Merchandising Visual

Neste artigo pode-se observar a importância de uma boa apresentação visual para maior reconhecimento da sua loja ou empresa. Enfatizando a importância de uma boa localização e organização, além da fachada da loja. A forma com que o cliente enxerga a fachada da loja pode definir se ele irá entrar ou não nela. Uma loja com uma boa localização e pratilheiras organizadas, por exemplo, faz o cliente ter interesse em ver o que há naquele local. Esse é o primeiro passo para que ele acabe se tornando um dos seus clientes. A sua primeira impressão do local será de um lugar organizado e isso despertará o seu interesse. Daí por diante o que contará será o bom atendimento! http://www.professorhumberto.adm.br/content/view/21/12/

Merchandising Em Shoppings Centers

Autor : Marcos Dutra - Link
       


 Enfatiza-se que um shopping center é realmente um bom lugar para usufruir das ferramentas do Merchandising,também conhedido como merchan, pois pode facilmente ser alocado dentro e fora do prédio com imensa facilidade, praticidade e desempenho.
 Alguns métodos de Merchan, podem ser fácilmente ultrapassados à medida em que eles ficam muito tempo à mostra sem uma atualização, pois fica aquela mesma propaganda todo o tempo, apesar de um grande fluxo de pessoas pode haver sobrecarga visual, gerando assim também uma poluição visual fazendo assim com que as pessoas não compreendam a mensagem que a propaganda quer passar para um possível consumidor.
 Contudo, é notório que se um bom profissonal for selecionado para essa ação, o resultado provavelmente é positivo, tendo assim o produto exposto com boa aceitação, trazendo assim maiores vendas para o produto exposto. Então é uma ótima opção escolher locais com um bom número de pessoas indo e vindo, pois quanto mais espectadores o merchan tiver, mais divulgado ele fica.
Artigo analisado: INFLUÊNCIA DO MERCHANDISING NO COMPORTAMENTO DE COMPRA
Autores:
Swellen Antunes Moreira


Link:http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2007/anais/swellen_antunes_moreira.pdf.





Este artigo aborda o tema da INFLUÊNCIA DO MERCHANDISING nos consumidores, Ele retrata como a competitividade do mercado, acirrou a disputas entre as empresas por consumidores. E como elas tiveram de mudar seus métodos de abordagem com cada tipo de consumidor.

Foram feitas pesquisas como empresas de pequeno e médio porte, comparando teorias e conhecimento empírico. Sobre como os consumidores agem, o que os motivava a consumir, quais as influencias quês os sentidos(visão, olfato, audição, tato e paladar) na hora de escolher qual produto vai levar.



Rodrigo Limaverde Carvalho

domingo, 27 de março de 2011

A participação do merchandising no processo de compra dos consumidores em supermercados

Autora: Raquel Manzo Prado Fernandes
A Importância do Merchandising

O texto "participação do merchandising no processo de compra dos consumidores em supermercados", mostra a importância do merchandising na estratégia das empresas para chamar a atenção dos consumidores ao expor seus produtos. Um ponto inicial, como fala no texto, trata-se do "ponto de venda" que deixou de ser apenas um intermediário no processo de compra e venda, e passou a exigir pesquisas sobre o comportamento do consumidor e ferramentas promocionais específicas como materiais de Merchandising. 
O Merchandising é responsável pela exposição da marca, tanto na propaganda que pode ser na internet, tv ou qualquer outro meio de comunicação, quanto a exposição do produto na prateleira de um supermercado, o que faz muita diferença o planho em que os produtos são expostos, um exemplo disso é quando se está de frente a uma prateleira, aquelas marcas mais conhecidas ficam a autura dos olhos, já as marcas mais baratas ficam abaixo. 
Contudo, o merchandising é muito importante quando se trata de vender uma marca e é uma ferramenta indispensável para as empresas que querem ganhar mais clientes e consequentemente, vender mais.

Análise de artigos

Webert Jannsen Pires de Santana

Artigo analisado: FACTORES CONDICIONANTES DA INOVATIVIDADE NO COMPORTAMENTO DE COMPRA NA INTERNET
Autores:
Fernando Colmenero Ferreira
Universidade de Madeira, Portugal

Elisabete Magalhães Serra
Universidade Católica Portuguesa
Fundação para Ciência e para Tecnologia, Portugal



Quais as inovações na área do merchandising e quais os impactos destas no comportamento de compra dos clientes?


O artigo trata do uso da internet para por em prática o Merchandisig Virtual, uma inovação do merchandising original, por parte das organizações e os impactos sobre os internautas/clientes. Nestas, a internet aparece como uma ferramenta empresarial que tem repercussão positiva nos negócios, sendo também um meio de realizar transações.
Essa ferramenta, com suas inúmeras oportunidades, surge com diferentes funções dentro das organizações; algumas tratam-na de forma semelhante ao telefone e ao faz, enquanto outras consideram a internet parte da atividade empresarial por meio da venda de produtos e prestação dos serviços on-line.
Desde que a internet difundiu-se em âmbito global, na década de 90, rapidamente passou a ser muito utilizada por empresas de telecomunicação, bancos e outros, principalmente. Com isso ganhou cunho comercial, um mercado eletrônico global. Essa rede mundial proporcionou avanço na comunicação humana e reformulou a estrutura sociológica, e até econômica ao passo que os consumidores obtinham comportamento cada vez menos inibidos.
Dentro do espaço comercial a internet representa um incremento nas vendas, redução de custos, uma vez que o espaço físico pode ser até mesmo uma casa, e incremento na qualidade e velocidade das comunicações. É possível realizar publicidade, controlar pedidos e entregas, manter-se informados sobre ofertas de empregos e contração de recursos humanos, por exemplo; obter estatísticas econômicas e jurídicas entre outros em patamar internacional.
O comportamento do cliente/internauta pode ser induzido ou não pelas técnicas usadas na construção de um website. Segundo Donovan e Rossiter (1982) o prazer induzido pela atmosfera do ponto de venda é determinante poderoso do comportamento do cliente, incluindo o comportamento de compra. Os website são os pontos de venda on-line, e são eficazes quando apresentam uma gama produtiva de informação e entretenimento, desing (layout), inovação, facilidade no uso entre outros.
Os autores do artigo chegaram a alguns fatores condicionantes ou/não à compra on-line; são estes:
1                          a intensidade do entretenimento proporcionado pelo website não condiciona a disponibilidade do internauta à adoção de comportamento de compra;
2                          a intensidade sentida em termos de agradabilidade/facilidade de uso do website pode motivar o internauta à adoção de comportamento de compra;
3                         a intensidade de implicação/envolvimento com a informação disponibilizada pelo website, não exerce qualquer impacto na disponibilidade do internauta para adotar comportamento de compra.
O artigo conclui que tanto o prazer que constitui a visita a um website pelo atrativo de apresentação, quanto pelo entretenimento que supõe, determinam a atração emocional sentida pelos visitantes no que diz respeito ao comportamento de compra dos mesmos. Em verdade, os resultados mostraram que estes itens podem ser usados com sucesso para detectar contrastes no nível das percepções dos Websites e, assim, podem configurar a influência exercida pelos estímulos no sentido de provocar uma reação positiva dos internautas.